Queres participar nas provas do Blog? Carrega aqui!


Race Report All Japanese Endurance Series - Suzuka Circuit







Boas tardes,

depois de uma jornada onde o Lexus foi o carro Rei e senhor da prova (principalmente nas mãos de CTDD) aqui fica a reportagem sobre a mesma. 




O fair play reinou de forma intensa, e deu muito gozo rever a corrida e verificar que não houve um único incidente que pudesse registar. É muito dificil haver corridas assim. Gostaría de ter mais participantes na grelha mas sem dúvida alguma prefiro qualidade a quantidade. 

Esta corrida deu para ver que dificilmente se consegue fazer a corrida toda sem trocar de pneus, mesmo tendo em conta a espectacular tentativa de russobraga.

Aguardo os vossos comentários à corrida!

Um abraço,

CoutoJr

coutojr arranca da pole seguido por Batnavo69 e CTDD_Morrison, Melo_Jazz, luismico46, pedrovazcouto e RussoBraga


Batnavo aproveita os já conhecidos maus arranques de coutojr e passa para primeiro lugar

na cauda do pelotão também se registavam alterações na classificação com pedrovazcouto a passar luismico que levava o endiabrado xanavi nismo em suzuka

coutojr pisou ligeiramente a relva à saída de uma curva e passou de segundo para último sendo o primeiro piloto a dar preocupações à equipa. Relatos dizem que o chefe de equipa só disse… "So soon?!?!?"…

luismico conseguiu recuperar a posição a pedrovazcouto após um erro deste que motivou uma penalização. Russobraga aproveitou igualmente e subiu para quinto

batnavo na frente tentava imprimir um ritmo elevado na corrida para cavar um fosso para CTDD

Melo em terceiro lugar tentava acompanhar os da frente mas o NSX começa a revelar-se como sendo tão rebelde ou mais do que o Xanavi Nismo

Russobraga levava outro dos quatro carros disponíveis para este evento, o poderoso calsonic

CTDD tem uma ligeira saída de pista na travagem para a chicane antes da recta permitindo a aproximação de melo. Mas não perdeu a compustura e seguiu na frente cumprindo um plano que parecia estar engendrado há muito tempo

Fazendo uso do cone e da grande velocidade em recta do NSX, Melo ainda tenta a ultrapassagem mas numa corrida onde reinou o fair play, não a forçou e CTDD conseguiu manter o segundo lugar

Russo consegue passar luismico que começava a sentir dificuldades em controlar o Xanavi

batnavo continuava a puxar pelo Lexus na frente da corrida enquanto CTDD optava por uma estratégia mais moderada de forma a conservar os pneus

melo continuava a tentar fazer o bonito com o NSX mas Russo e luismico estavam cada vez mais perto

pedrovazcouto também se juntou à festa formando o grupo de perseguição a melo na conquista pelo terceiro lugar


melo a queimar pneus, Russo na expectativa, luismico a fazer exercicío de braços com fartura e pedrovazcouto à espreita do buraco para passar

CTDD com um ritmo muito seguro e rápido ao mesmo tempo começa a aproximar-se de batnavo na luta pela liderança

os manos andavam juntos na desgraça e desta vez foi pedrovazcouto que permitiu a ultrapassagem de coutojr após uma saída de pista

a perseguição a melo intensificava-se com conduzia o nsx com "dedinhos de lã" para aguentar o carro na pista

Mas o NSX mostrava-se demasiado rebelde para esta pista e Russobraga, que soube esperar pela oportunidade, acabou por passar. 

O fairplay destes três pilotos foi enorme! Luismico também soube esperar pela oportunidade certa para passar melo

coutojr também se estava a aproximar de melo mas uma saída de pista inviabilizou o ataque à posição… por agora… e permitiu que pedrovazcouto saísse do último lugar da classificação

batnavo e CTDD rodavam cada vez mais juntos

e a ultrapassagem acabou por acontecer à entrada da recta com batnavo a começar a sentir as primeiras dificuldades com os seus pneus no final da quinta volta

melo foi o primeiro a parar (6ª volta) pois o nsx literalmente derretia pneus

o perseguidor tornava-se o perseguido pois batnavo não desarmava da luta pelo primeiro lugar

luismico é passado por pedrovazcouto após uma saída motivada por desgaste de pneus no xanavi
coutojr também aproveita o facto de luismico ter os pneus sujos para deixar o último lugar da classificação
 
a curva mais rápida do circuito volta a ser madrasta para pedrovazcouto que permite a ultrapassagem de coutojr e consequente subida ao quinto lugar
luismico também aproveita para subir ao sexto lugar

as saídas também aconteciam à frente e esta de batnavo acabou com o que vinha a ser uma interessante luta

o xanavi não gostava de andar nos correctores e pedrovazcouto recuperou a sexta posição no final da recta


os mecânicos de batnavo trabalharam tão rápido que o carro ainda não tinha caído no chão e já eles estavam com o material arrumado (paragem 8ª volta)

russobraga, pedrovazcouto e coutojr aproveitaram para passar 

melo aproveitava a paragem de luismico para sair da ultima posição da corrida

CTDD continuava a liderar com uma condução rápida mas conservadora para os pneus, à medida que se aproximava o meio da corrida

Russobraga seguia em segundo lugar e aproximava-se de CTDD
CTDD pára na boxes à entrada da 11 volta seguido de coutojr e pedrovazcouto (era a confusão na equipa petronas!). Russobraga fica isolado na liderança e batnavo sobe para segundo lugar

meio aos tropeços melo entra para a segunda troca de pneus à 11ª volta

luismico ia ficando com o carro enterrado após uma saída e acabou por abandonar pouco depois. Vamos considerar que o carro ficou com danos e que por isso não continuou em prova ;). Esperamos por ti na próxima prova luis!

quem não parava era russobraga que levava a multidão ao rubro com a sua ousada táctica 

batnavo também levou o balde para brincar na areia de vez em quando e CTDD aproveitou para passar para segundo

batnavo volta a entrar na boxe à entrada da 15ª volta e coutojr aproveita para consolidar uma boa recuperação de último para terceiro

russobraga continuava a sua missão heróica de aguentar a corrida inteira sem trocar os pneus mas CTDD estava cada vez mais perto

mas o desgaste de pneus era demasiado grande e o sonho começou a desvanecer-se quando CTDD passa por russoBraga após uma incursão na relva

coutojr nunca desistiu e passou a corrida toda a correr atrás de alguém. Nesta fase já tinha realizado a melhor volta da corrida com 2,01,146

e mesmo chegando a segundo lugar não deixou de ficar triste quando viu que Russobraga, que tinha feito uma corrida extraordinária a nível de poupança de pneus, acabava por ser obrigado a entrar na boxe à entrada da 18ª volta

batnavo não dormia em serviço e começava a apertar com coutojr na disputa pelo segundo lugar

melo a caminho da sua terceira paragem na corrida à entrada da 19 volta

batnavo acaba por cometer um ligeiro erro e vê coutojr a ir embora com o segundo lugar que seria inteiramente merecido

Russobraga bem tentava puxar para recuperar mais um lugar mas as coisas não saiam bem após ter caído para quinto lugar

melo ficou em último lugar mas concerteza que fica contente porque já não tem de voltar a usar o NSX outra vez

pedrovazcouto ficou em quarto mas não terminou contente pois o resultado podía ter sido outro não fossem algumas saídas de pista 

batnavo ficou em terceiro. A estratégia de pneus é um aspecto a rever na próxima corrida

coutojr ficou em segundo e estava bem contente. O chefe de equipa gritava: What a comeback!! You lucky bastard!

CTDD fez uma grande corrida e parecia controlar todos os aspectos da mesma. Parece que só o RussoBraga conseguiu surpreender este excelente piloto por algumas voltas

6 comentários:

  1. Boas Tardes Amigos da Recta :P

    Bem... antes de comentar queria salientar que temos que dar todo o mérito ao Couto por fazer esta Grande reportagem!

    De facto nesta competição aprendi muito e julgo que os meus amigos também, porque foi dura do principio até ao fim e tínhamos que estar sempre com os olhos bem abertos. Eu acho que o ultimo treino que fizeram deu para perceber que deu bastante fruto, porque podia perceber que o diabólico NSX comia pneus que se fartava, mas por um lado é bom, assim já consigo ir um cadim mais descansado para as outras provas :)
    Agora o espírito de respeito mutuo que que houve nesta competição foi mesmo muito bom, até por momentos pensava que estava numa "Competição Real", houve vários exemplos.

    Em suma, é simplesmente divinal participar neste blog com grandes camaradas!

    Abraço pra todos!

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal aqui vai o meu comentária da corrida.

    Coutojr analisaste mt bem a minha condução , esta foi suave, calma, sem preocupações porque as coisas iriam acontecer com naturalidade ( apenas tinha que evitar sair da pista )foi uma condução poupada mas ao mesmo tempo rápida a minha média de voltas foi de 2 02 600 +/-
    Já estava programado para ir ás boxes na volta 10 para 11.

    Agora relativamente aos outros pilotos também gostava de dizer algumas coisas começando pelo anfitrião.

    Acho que o Coutojr podia ter feito muito melhor ele é de facto um grande piloto fez voltas que eu nunca faria mas quem arrisca demasiado está sujeito a cometer erros e foi o caso, erros gravíssimos onde perdeste muitos segundos mas mesmo assim ficaste em 2º parabens.

    o Batnavo surpreendeu-me bastante pela positiva o estilo agressivo dele logo desde inicio fez com que ganhasse cerca de 3 segundos em relação a mim, mas os pneus tramaram-te ( mas pensei que os teus pneus tivessem mt piores )apenas tinhas os de trás um pouco mais gastos...
    è como o couto diz, tens que rever a estratégia.

    Quanto ao Russo pensei francamente que ele ia acabar sem ir ás boxes mas tmbm sabia que tinha grandes chances de o ultrapassat visto que eu recuperava 4-5 segundos por volta. de qualquer forma foi uma boa tentativa russo ;)

    pedrovazcouto n estava nos teus dias, tenho a certeza que farás melhor na próxima.

    Melo esse nsx é tramado gasta pneu que é uma loucura mas pronto já te livraste dele.

    quanto ao luis foi uma pena ter saído..

    Aguardo a próssima corrida com ansiedade ;)

    abraços a todos.

    ResponderEliminar
  3. à pouco esqueci-me de referir o + importante, dar os parabens ao couto que sempre nos brinda com estas fabulosas reportagens , obrigado couto.

    Obs. Não liguem ao erro ortográfico , escrevi próxima cos 2 "s" que estupidez lool.

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  4. Boas noites pessoal,

    em primeiro lugar queria agradecer pelos vossos parabéns à reportagem. Confesso que neste tipo de corridas é mais difícil não deixar escapar pormenores mas acho que o essencial está lá ;).

    Falando um bocado da minha corrida:

    A minha estratégia era muito idêntica à do CTDD mas... aquele pião na primeira volta deitou tudo por terra abaixo. Andei a corrida toda a "speedar" atrás de alguém e apesar de na altura ter refilado comigo por ter abusado de pneus frios, a verdade é que este tipo de prova de trás para a frente dá-me muita pica.

    Respondendo ao CTDD agradeço os elogios mas sei que ainda tenho muita papa a comer neste tipo de corridas de endurance. Principalmente tenho de aprender a não puxar que nem um doido varrido quando os pneus estão frios ou quando já estão meio acabados hahaha. Já consigo controlar relativamente bem o desgaste (só parei na entrada da 11 volta) mas a questão dos andamentos ainda tem de ser melhorada.

    Volta fazer referência à coragem do Russo que tentou fazer a corrida toda só com um jogo de pneus. Por vezes há ultrapassagens que não dão gozo fazer e aquela da foto foi uma delas. Não digo que merecia a vitória mas aquele lugar foi demasiado penalizador.

    Adorei dois factores na corrida:

    - Fairplay demonstrado por TODOS os participantes sem excepção;
    - O facto de todos estarem muito concentrados. Os challenge são muito bons para estarmos na galhofa e nestas corridas prefiro estar mais concentrado e o silêncio da sala ajudou muito. Cinco estrelas.

    P.S. - Relativamente ao Luís foi pena que ele tivesse saído mas ele sabe que todos contamos com ele já na próxima quinta-feira.

    Um abraço,

    CoutoJr

    ResponderEliminar
  5. Boas tardes !

    Amigos que grande corrida foi esta, foi uma excelente experiência para mim e pelos vistos para todos os envolvidos, deu para sentir de tudo nesta corrida e aprendi muito com este evento.

    Antes de vos confessar a minha opinião e a minha historia desta corrida, realço conforme todos voçês o excelente espirito de fair play e competitividade que reinou nesta corrida, estamos todos de parabens.

    Confesso que desde que vi o anuncio desta corrida me entusiasmou para participar, pensei que iamos ter sala cheia e infelizmente assim que foi chegando a altura da prova ia olhando para a lista dos inscritos no evento e a moral de termos 6 ou 7 incritos no evento estava-me a desmoralizar.

    Desculpem se ofendo alguem mas a minha opiniao é sincera, jogo GT5 à algum tempo e tenho estado habituado a jogar em sala cheia o que não quer dizer que sala cheia seja igual a qualidade de jogo e para meu espanto entrei sem grandes expectativas de emoções ao rubro para esta corrida e assim que entrei :

    - Deparo-me com 9 a 10 pilotos meus conhecidos a organizar uma foto de conjunto de kart organizado pelo nosso amigo couto na pista de tsukuba, gostei da ideia, gostei da pista e local para a foto de amigos .

    - Volta livre da corrida programada : excelente tempo que estava a ser feito por couto quase 3 segundos para a minha melhor volta mas fui-me apercebendo de certas caracteristicas do calsonic e não desanimei.

    Assim que a corrida começou com o despiste do couto o positivismo de conseguir um bom lugar aumentou " tipo pensei que se o couto patinou pode ser que os outros patinem ... bora lá hehe isto até pode correr bem " e pacientemente fui fazendo a minha corrida.
    Sempre sem exigir muito do bicho( estrategia pneus ), fui lutando com luismico que levava ali uma fera, após passar o luis, Melo tinha o Nsx que andava que se fartava mas nas curvas sentia que ganhava principalmente quando o NSX o obrigava a chegar às velocidades mais baixas … a traseira ficava tola e julgava que mais volta menos volta talvez conseguisse, fui-me chegando a batnavo e CCTD, foi dificil chegar até eles ... entretanto batnavo vais às boxes bem mais cedo do que eu precisava, CCTD normalmente a 8 segundos de mim consigo-me chegar aos 4 seg. de diferença e ele entra nas boxes e foi quando decidi que ia arriscar ... meus amigos cheguei a estar a 19.5 segundos de diferença faltavam 8 voltas , a faltar 5 voltas tinha cerca de 14 seg de diferença e pensei nem que perca 2 seg por volta acho que ganho.

    Foi quando a partir da 16 volta 17 volta, tive uma curva que passei pela relva e devo ter pegado no BICHO DA BORRACHA, desgraçado comeu-me os pneus todinhos e à 18 volta tive mesmo de ir à boxe, ainda vi o couto que ia a passar por mim ... fikei tolo .

    Conclusão : Foi 5 estrelas, estavamos poucos mas bons ... fiquei a dar bem mais valor ao particpantes em corrida do que as inscrições ao rubro.

    Por fim e já vou bem extenso, OBRIGADO COUTO pela realização da tua reportagem bastante detalhada e explicita de como foi a 1º corrida.

    Cumpts,
    Russo.

    ResponderEliminar
  6. Viva Pessoal!!!

    Primeiro que tudo quero dar os parabéns pela reportagem. Sem dúvida que é algo pelo qual fico sempre à espera para ver e vale mesmo a pena. Excelente!!!

    Outra coisa que gostei na corrida foi aperceber-me que o espírito de competição não influencia em nada o fair play. Todos os participantes realçaram isso e posso dizer que esta foi das corridas em que isso mais se notou. Acho que estamos todos de Parabéns!

    Quanto ao facto de sermos poucos, também acho que com mais pilotos poderia ser mais interessante. Mas isso nem sempre é verdade. Uma coisa que é verdade com muitos pilotos é haver mais confusão, mais toque, mais lag... É sempre um pau de dois bicos.

    Prefiro menos participantes mas com um nível de fair play como o que foi demonstrado. Achei também giro a tourada antes da corrida, tudo a rir e a brincar e depois a concentração durante a corrida... não se ouvia um pio lolol!!! Muito Bom!

    Pessoalmente, não gostei da minha corrida. Detestei mesmo!!! Fiz muitos disparates, saídas perfeitamente evitáveis e isso acabou por custar-me uma melhor posição, ou pelo menos uma melhor experiência.

    Acabei por rolar quase sempre sozinho e isso não tem piada nenhuma. Mas enfim, "my bad"!!!

    Agora é esperar mais umas horitas para a corrida de hoje, hehehe. Picanço!!!!!!!!!!

    Grande abraço a todos!

    ResponderEliminar

 

Translate

Contador de Visitas

Arquivo

Comentários Recentes

Seguidores