Queres participar nas provas do Blog? Carrega aqui!


TVR Endurance Race Report

Boas noites Meus Caros,

disputou-se em Indianapolis Road Course a primeira prova de endurance do CoutoJr's Blog. O carro parecia ser feito à medida da pista e como tal foram dadas as melhores condições para desfrutarmos dos bólides. Ou seja, pela primeira vez também foram usados os pneus de corrida macio em provas do blog. Mas enganem-se os que pensavam que ia ser pêra doce visto que este tipo de pneus tem um desgaste bastante elevado e o tipo de piso do circuito parecia potenciar ainda mais este factor. 

Sem dúvida alguma que a prova ia ser um teste de resistência dos participantes e a estratégia a tomar em relação aos pneus deixou muitas dúvidas no ar e na cabeça dos intervenientes. Os meus parabéns a todos os que participaram e só se registaram abandonos por motivos de força maior ou por perda de ligação. Foi uma corrida espectacular de fazer a reportagem porque houve tantas trocas de posição que foi difícil escolher as fotos a incluir na reportagem! 

Impressionante foi também o facto de o três primeiros classificados ficarem separados por menos de dez segundos após mais de uma hora e meia de corrida. Só por aqui podemos ver o equilíbrio que houve em prova!
Passemos à reportagem!

Casa cheia para a primeira prova de Endurance do CoutoJr's Blog. Todos os conhecimentos adquiridos nas sessões de treinos efectuadas iam agora ser postos em practica nesta prova de hora e meia que certamente ia testar os limites fisícos e mentais dos participantes. Da pole partia coutojr seguido de hfsaraujo, CTDD_Morrison, zecannibal, DrummerManiac, pedrovazcouto, bilicas, FGMS, Servipneus, austincoopers130 e perta01
araujo arranca bem e chega a estar na liderança mas coutojr trava mais tarde e mantém o primeiro lugar à saída da primeira curva. Perta sofria de algum lag e fazia a função do carro vassoura varrendo a pista de um lado ao outro

Primeiras curvas passadas e forma-se um grupo de quatro com Coutojr, Araújo, CTDD e Zé 

bilicas aproveita pedro alargar a trajectória e passa para sexto lugar

araujo não perde tempo, ataca a liderança e começa a imprimir desde cedo um ritmo muito forte para ver quem o conseguia acompanhar. Zé falha completamente a travagem metendo-se entre coutojr e a barreira dos pneus mas no meio da manobra trapalhona lá conseguiu passar para terceiro por troca com CTDD.

FGMS e o seu início de corrida complicado com mais uma saída de pista ao início da segunda volta

austin, servi e pedro rodavam bastante juntos na perseguição ao grupo da frente que era fechado por bilicas. No final da recta austin consegue passar pedro e passa a ocupar o sétimo lugar

Drummer era estreante nas provas do blog e tinha um começo de corrida bom mantendo-se no grupo da frente e via que as travagens chegavam a ser disputadas a três. Zé levou a melhor sobre coutojr e passou para segundo lugar

depois foi a vez de CTDD passar coutojr que parecia não estar a querer impor um ritmo demasiado forte para o inicio da corrida

pedro falha completamente a travagem e fica a ver austin, servi e FGMS (que entretanto se tinha conseguido juntar ao grupo) a irem-se embora caindo para o décimo lugar

perta já levava o seu TVR bem amassado depois de ter levado um toque na traseira motivado pelo lag que estava a sofrer

Servi estava a recuperar bem e tinha acabado de passar austin depois de ter andado em último na primeira volta da corrida mas uma saída de pista permitiu que austin retomasse o lugar e FGMS aproveitasse a oportunidade

bilicas vê drummer a penalizar na entrada para a sexta volta e não perde a oportunidade de passar para quinto

depois foi austin a sair em frente na primeira curva quando estava em disputa directa com o FG pelo sétimo lugar

Por várias vezes CTDD passava Zé na recta mas na travagem para a primeira curva voltava ao terceiro lugar fruto da travagem mais tardia de zé

pedro recuperava bom terreno. Passava austin e já conseguia ver Servi e FG à sua frente

perta foi o primeiro participante a recorrer à troca de pneus à entrada para a sua nona volta


zecannibal, bilicas, drummer e Servi todos entram nas boxes no final da sua nona volta e começavam a revelar-se a estratégia de paragem de alguns participantes.

araújo liderava e conseguia ganhar uma vantagem significativa sobre CTDD e coutojr

pedro passa para quarto por troca com FGMS e tal como os líderes, teimava em atrasar a sua troca de pneus. Austin aproveita e também troca os pneus à entrada para a décima-primeira volta

araújo e CTDD param nas boxes à entrada da décima terceira volta e coutojr e o mano continuavam a prova passando para primeiro e segundo classificados seguidos de zé. Araújo reentra em quarto e CTDD entra atrás de bilicas e Drummer

CTDD estava no encalçe de Drummer que por sua vez se tentava chegar a bilicas

bilicas via CTDD a conseguir arranjar um espaço para passar Drummer que protegia muito bem as trajectórias

araújo via coutojr parado nas boxes à entrada da décima-sexta volta enquanto zé conseguia chegar-se a pedro e passá-lo. Coutojr regressava à corrida em oitavo colado a Servi

a luta pela quarta posição com bilicas, CTDD e Drummer estava ao rubro com as travagens a serem disputadas até ao último metro. Uma luta muito bonita onde tão depressa se estava em quarto como duas curvas depois se estava em sexto

pedro é o último piloto a parar fazendo umas impressionantes 16 volta no primeiro turno mas a última volta tinha-lhe custado muito tempo e cai para décimo.

com os pneus mais frescos coutojr passa Servi no final da recta

Bilicas abre a janela da segunda troca de pneus e entra na boxe à entrada para a décima nona volta enquanto Drummer e CTDD continuavam a disputa

araújo começava a aproximar-se de zé. A paragem mais tardia começava a render frutos e a ultrapassagem estava iminente mas zé entra na boxe à entrada da vigésima volta antes que esta fosse consumada em pista sendo seguido por Drummer, Servi e perta

Muita animação nas boxes à entrada da vigésima volta e FG aproveitou para parar também e ver o que se passava

austin rodava em quarto e atrasava a sua paragem em relação à maioria dos participantes parando na entrada para a vigésima primeira volta

Drummer abandona a prova por motivos de força maior numa altura em que era oitavo. Mas deixou uma boa impressão e esperamos que se junte mais vezes ao grupo

coutojr tentava acompanhar CTDD na luta pela segunda posição e por pouco não lhe dava um toque… entre a parede e CTDD não havia muito espaço

bilicas e pedro voltam a encontrar-se na pista na luta pela quinta posição numa altura em quer austin estava nas boxes

coutojr ultrapassa CTDD no final da recta e os cuidados com os pneus eram tal que a travagem era feita mais cedo do que o normal. CTDD não esperava e deu um ligeiro toque mas sem consequências de maior

Servi rodava em sétimo e tentava chegar-se a pedro e bilicas

apesar de já ter menos uma volta, FGMS rodava junto com araújo na esperança de ir recuperando algum tempo fazendo uso do cone

estávamos na entrada da vigésima sétima volta quando araújo faz a sua segunda paragem. Coutojr tinha-se distanciado de CTDD e aproveita para passar para a liderança tentando fazer uso da borracha dos pneus por mais umas voltas.

Ze passava para segundo por troca com CTDD que parava uma volta mais tarde que araújo

CTDD regressa à pista atrás de servi no oitavo lugar mas não estava preocupado porque sabia que a estratégia de pneus de servi era diferente e que nesta altura já tinha mais desgaste no pneus que ele. Tranquilamente passa-o umas curvas à frente

perta a caminho de mais uma paragem

ze enterra o carro na areia e decide que já chega e entra para a boxe à entrada da trigésima volta e araujo passa para segundo. Servi aproveita e também troca os seus pneus na mesma volta

CTDD passa para quarto por troca com pedro

bilicas entra para a boxe enquanto CTDD sobe para o terceiro posto

FG entra nas boxes à entrada para a trigésima segunda volta e vê coutojr a entrar à sua frente enquanto araújo retornava à liderança

zé volta a chegar ao quarto lugar por troca com pedro que fazia mais um turno muito comprido e entrava nas boxes na trigésima terceira volta

araújo liderava e tinha uma vantagem confortável de mais de vinte segundos sobre o segundo classificado, coutojr que entretanto tinha passado novamente CTDD

CTDD voltava ao segundo lugar quando coutojr, com a sua concentração de galinha, distraíu-se por momentos após perta ter caído da sala. Nesta altura a classificação era a seguinte: araújo, CTDD, coutojr, zecannibal, bilicas, servi, pedro, austin e FGMS

à entrada da quadragésima segunda volta araújo tem uma ligeira saída de pista que o deixa um bocado longe do alcatrão

bilicas tentava passar zé que esticava este turno de pneus. Zé acaba por penalizar facilitando a ultrapassagem de bilicas que passou para quarto

coutojr perseguia CTDD e tinha feito uma boa recuperação numa altura em que araújo faz a sua paragem final nas boxes à entrada da quadragésima terceira volta. Coutojr passa CTDD que pára nas boxes na volta seguinte

austin vinha a fazer uma prova bastante regular e nesta altura perseguia zé que tinha acabado de sair das boxes

a equipa de coutojr tentava apressar-se ao máximo quando este entrou na quadragésima sexta volta nas boxes, araújo e CTDD passavam à frente mas já tinham algumas voltas feitas com os pneus e coutojr contava com esse facto para se chegar a eles na parte final da corrida

após a troca de pneus final bilicas e zé voltam a encenar a luta pela quinta posição com bilicas a conseguir tirar vantagem de uma curva menos conseguida de zé

estávamos na parte final da corrida e CTDD via que se estava a aproximar de araújo com possibilidades de discutir a liderança

ctdd alcança araújo e coutojr, que já não vinha muito longe, realizava a sua volta mais rápida da corrida. Adivinhava-se um final de corrida emocionante!

CTDD passa araújo rapidamente na recta e tenta fugir a coutojr que voltava a melhorar o tempo de forma a conseguir a tão desejada aproximação 

final da recta interior e coutojr passa para segundo 

araújo ainda tenta discutir a travagem no final da recta principal mas coutojr tinha mais borracha e podía travar mais tarde

zé tentou mas não conseguiu levar a sua avante de fazer um turno final mais longo e à última da hora decide entrar nas boxes à entrada da quinquagésima volta… por pouco não ficava a mostrar os dentes à barreira

pedro ficava bem contente ao passar por zé pois tinha pneu mais do que suficiente para fazer o que restava da corrida e o quinto lugar ficava practicamente garantido

austin e servi travavam uma luta particular pelo sétimo lugar e não sabiam porque não se viam na pista!!

mesmo tendo o carro feito em papas depois do despique com austin servi ainda arranja força para passar zé na recta mas zé acaba de aquecer os pneus e recupera a posição uma volta mais tarde


faltavam três voltas para o final quando coutojr consegue finalmente chegar à liderança depois de muito suar.

pedro nem queria acreditar na sua sorte… olhava pelo espelho para ver se alguém lhe trazia um jerrican de gasolina para o carro. Pneus era com fartura, gasolina nem por isso. Arrastou-se até à boxe mas pelo caminho ia levando umas apitadelas de gozo dos outros participantes ;)

araújo ainda tentou um ataque na última volta ao segundo lugar mas os pneus já não colaboravam 



e coutojr cruzava a famosa linha de chegada de tijolos no primeiro lugar. Em segundo lugar ficou CTDD seguido de araújo, bilicas, ze, servi, austin, pedro e FGMS



Um abraço,

CoutoJr

7 comentários:

  1. Boas tardes Pessoal,

    ora como já foi dito num comentário anterior o organizador é que tem de dar o exemplo por isso aqui fica o meu comentário a esta grande corrida. Digo grande não só pela extensão mas também pela espectacularidade que teve.

    Fiquei surpreendido por ter conseguido a pole tendo em conta que nos treinos o araújo não dava hipóteses a ninguém. Comecei a corrida com duas alternativas relativamente à estratégia de paragens: ou parava de doze em doze voltas e fazia quatro paragens com um turno final mais curto de dez voltas ou então tinha a hipótese remota de aguentar quinze voltas com o mesmo jogo de pneus e só fazer três paragens com turnos de 15 voltas e o final mais curto de 13.

    Começa a corrida e decidi começar na poupança desde a primeira volta e não foi com surpresa que vejo o Araújo a voar baixinho ao passar-me. Depois vem o Telmo e o Zé e decidi que era melhor tentar acompanhar os dois para poder aproveitar o cone na recta e não perder muito terreno sem torrar muito pneu. Param os três primeiros e a grande maioria dos participantes e vi que ainda tinha pneu suficiente para conseguir aguentar o carro as primeiras quinze voltas e decidi-me de vez pela táctica de paragens mais espaçadas para tentar trocar as voltas aos da frente, mesmo sabendo que ia ser difícil controlar as diferenças de tempo. Com o carro mais leve consegui fazer 16 voltas no segundo turno onde lentamente cheguei-me ao CTDD. Como estávamos com timmings de paragens diferentes a luta era sempre feita com um de nós com mais pneus do que o outro.

    Comecei a refazer a estratégia para ter um turno final mais curto onde pudesse "rasgar" à vontade para recuperar o atraso que tivesse fazendo uso da vantagem de ter pneus mais frescos e no terceiro jogo de pneus fiz 15 voltas mas apanhei um susto pois distraí-me quando vi o perta a cair da sala e lá fui eu para a areia. Tirei o carro de lá muuuuuuuito calmamente para não desgastar os pneus em demasia e voltei a tentar apanhar o CTDD, sempre resguardando os pneus mas a tentar recuperar algum do tempo perdido com a saída.

    Troco os pneus para o turno final e sabia que tinha 12 voltas para fazer com este jogo e que era a altura certa para atacar. Começo a fazer as voltas mais rápidas que consigo para apanhar rapidamente o CTDD e o Araújo na esperança que tivessem menos pneu que eu. Digo na esperança porque reparei que também tinham feito turnos muito compridos e que me deixavam inseguro se a estratégia iria resultar ou não. Ou seja, sentia que havia a possibilidade de me terem trocado as voltas!

    Felizmente estava com mais pneu do que os dois e a três voltas do fim consegui chegar ao primeiro lugar depois de ter andado a corrida quase toda em terceiro ou quarto lugar.

    Queria dar os meus parabéns ao Telmo e ao Araújo pela corrida que fizeram e também a todos os que participaram porque a prova foi dura e ninguém desistiu por cansaço ou sem motivos justificáveis.

    Um abraço,

    CoutoJr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde a todos,

      Esta prova sem dúvida que foi um estrondo de race, 92 minutos não é pêra doce mas até podiam ser 10 horas que a competividade ia estar sempre presente ;) ( como esteve nesta )

      A reportagem está bestial uma vez mais mas sei que deve ter dado um trabalho enorme não tanto pelas fotos mas sim pela repetição ( queres tirar uma foto de um acontecimento mas no entanto escapou-te e depois tens que voltar uma volta atrás ) . Tendo em conta que aqui foram 58 voltas deves ter perdido um tempo louco por isso aqui fica o meu agradecimento pela tua dedicação. Obrigado Couto!! lol

      Passando á corrida propriamente dita, liderei grande parte do tempo na qualificação mas de repente de primeiro passei para terceiro lol, no entanto não era isto que me preocupava de todo.

      Na corrida arranquei em 3º e mantive-me sempre nos lugares da frente mas reparei que o Araújo estava a impor um ritmo muito forte e como tal afastou-se de nós. Á entrada para a 13ª volta eu e o Araújo fomos ás boxes ( a minha estratégia era ir de doze em doze fazendo 4 paragens mas... tive de alterar a minha estratégia porque vi que o Couto só ia parar 3 visto que tinha feito 15 voltas, se eu fizesse 4 paragens não tinha hipóteses de discutir a liderança ). Eu também pensei, "se ele fez 15 porque não hei-de eu fazer também?".

      Quando saí das boxes na 13ª volta estava na 7ª posição e e neste turno perdi muito tempo para o Araújo porque envolvi-me numa luta com o Bilicas e o Drummer e não estava a conseguir afastar-me deles e também não queria gastar pneu pois queria fazer o máximo de voltas possível. Só me desembaraçei deles quando foram ás boxes á entrada para a 20ª volta.

      Este turno acabou á entrada para a 28ª volta ( fiz 15 voltas ) , altura em que fui ás boxes ( uma após o Araújo ). O Couto foi mais tarde á entrada para a 32ª volta acho eu, ou seja ele estava com vantagem para mim porque tinha sempre os pneus mais frescos. Então decidi fazer um 3º turno kamikaze. Começei a poupar pneus logo de início, joguei de forma muiiito calma neste turno. Estavas nas posíções mais abaixo da tabela quando saí das boxes , mas os que se encontravam á minha frente acabaram por ir pouco depois e eu voltei ao meu lugar, o segundo lugar. E o primeiro? Esse já ia longe ( Araújo ) chegou a estar a dar-me 22 segundos de vantagem. Reparei que o mesmo também estava a fazer um turno muito comprido visto que também só queria parar 3 vezes. Encortei bastante a distância para ele pois ele teve uma saída de pista e nessa volta acabou por ir ás boxes ( 42ª ) numa altura a que a distância para nós era de 8 a 9 segundos.

      E eu mais uma vez fui na volta seguinte ás boxes ( á entrada para a 44ª ) fiz 17 voltas neste turno ( quis fazer o máximo de voltas possíveis para no derradeira turno atacar a 1ª posição ).

      E assim foi neste último turno , composto por 14 voltas , tinha de dar o máximo de mim mesmo para me chegar ao Araújo ( 6 segundos de diferença ) , mas ele estava a andar bem e não foi nada fácil chegar-me a ele. Começei a ser agressivo , mas apenas nas curvas para a esquerda ( que gasta pneu do lado direito, lado esse que não me preocupava muito ). nas curvas para a direita era bem mais cuidadoso pois apesar de tudo ainda tinha 14 voltas para fazer ( parece estúpido mas foi mesmo isso que eu fiz lol ).

      ( Continua...)

      Eliminar
  2. ( Continuação )

    Se eu estava agressivo, o Araújo estava a conduzir com muita passividade ( compreendo porque ele tinha de fazer 15 voltas ) e ao fim de 6/7 voltas acabei por ultrapassá-lo. No entanto não foram muitas as voltas que liderei pois o Couto que tinha mais pneus acabou por alcançar-me mas faltavam apenas 3 voltas. Mais tarde ou mais cedo, sabia que ele acabaria por alcançar-me e acabou mesmo por vencer a corrida.

    Eu acabei no segundo lugar com os pneus mais gastos que o Araújo ( e ele fez mais uma volta que eu ! ) mas neste turno tive de conduzir com agressividade caso contrário nem em 2º ficava. Parabens em especial ao Couto e ao Araújo ambos mereciam ter ganho ( O Couto pela estratégia e o Araújo pelo facto de ter estado quase sempre em 1º na prova ).
    Parabens aos outros pilotos pela persistência que demonstraram.

    P.S. Pedro estava solidário contigo e estive quase a parar para te dar um bocado de gasosa mas a minha equipa quase que me arrebentava com os tímpanos quando disse NÂO!! Por isso fiquei-me só pela apitadela ;)

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Viva Pessoal!!!

    Grande pista, grande carro, grandes pneus... bela prova... ou não lolol

    Gostei muito desta corrida não só pela grelha bem cheia como pelo tipo de prova que é... dá para acontecer muita coisa e, apesar de, no meu caso, não ter tido grandes lutas directas, andei sempre preocupado com estratégias, poupança de pneus e idas às boxes. Nem por uma volta descontraí a pensar que a corrida ia ficar assim... não, andei sempre preocupado com a estratégia do Bilidas e do Zé Cornetas que foram os meus principais rivais nesta prova.

    E estava tudo a correr bem, estava a divertir-me e, apesar dos meus tempos não estarem a ser grande coisa, a verdade é que a poupança nos pneus estava a ter resultados. Mas... por falta de conhecimento, não reabasteci em nenhuma das paragens e isso fez com que terminasse a corrida em "modo de segurança" lolol...

    O problema foi ter tentado puxar um bocado na última parte da prova para tentar ultrapassar o Bilicas. Como não sabia que não se perdia tempo ao reabastecer a quantidade de litros que eles aconselhavam... e olhando para o meu depósito, tudo indicava que não iria precisar de mais gasolina. Mas... afinal precisei lolol

    Fartei-me de rir quando vi que o carro reduziu a velocidade e ficou limitado à velocidade mínima até chegar às boxes... lllllllloooooooolllllllll... se fosse noutra corrida era capaz de ficar lixado, mas como esta até tinha corrido bem a nível de disposição, comecei a rir-me e a tocar à buzina ehehehe

    Telmo, ainda fiquei na esperança que tivesses daqueles métodos de reabastecimento dos aviões e passasses algum do teu precioso combustível para o meu carro, mas... foi só mesmo buzinadelas hehehe.

    Grande Corrida e acho que este tipo de provas também são muito divertidas e exigentes e, para mim, são experiências a repetir (mas sempre com combustível lol).

    Quero dar os meus parabéns a todos, principalmente aos três primeiros :o)

    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  4. Boas pessoal... Gostei muito deste evento e acho que podíamos repetir mais vezes estas provas de resistência. Quanto à prova, fiquei com amargura na boca, aquele deslize antes da última troca de pneus deitou uma vantagem de 20 segundos, borda fora. O último turno, tive que alterar um pouco a estratégia, tentei poupar ao máximo os pneus, e atacar na parte final, na esperança que andando o couto e o telmo juntos, desgastem-se os pneus, mas já não foi possível chegar-me a eles.
    Parabéns ao couto pela vitória e todos os participantes pela presença!!!

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    Grande corrida e apesar de não ter ficado no pódio, que era o meu objectivo, o quarto lugar já me soube muito bem, fiquei satisfeito.

    A minha experiencia em corridas como esta é quase nula, nunca tinha participado em corridas do género, não por falta de oportunidade, mas por falta de tempo, é uma prova grande que requer algum tempo.

    Quanto á corrida, foi uma luta interessante com o dummer no inicio, até á paragem na boxes, depois foi fazer paragens quase sempre de 10/11 voltas, não sou poupadinho em pneus e confesso que tb não levava nenhuma estratégia nesta, a estratégia era ir vendo o que acontecia e mudar pneus quando fosse necessário, tive mudas de pneus em que os mesmos ainda não estavam no limite, mas para fazer voltas rápidas decidi mudar. A parte final da corrida para mim foi a mais interessante, parei nas boxes faltavam mais ou menos umas 15 voltas (não me recordo ao certo) entretanto o Zé e o Pedro ainda não tinham parado pelas minha contas, ou seja tinha quase a certeza que ainda teriam de parar uma vez, pensei que se calhar o meus pneus e o combustível não chegava até ao fim, depois de passar pelo Ze, passei pelo Pedro e ele estava na boxes, fui sempre a poupar pneu, e combustível, tive altura em que parecia que ia em passeio, cheguei a fazer voltas de 10 segundos mais lentas que o normal, controlei a distancia para quem vinha atrás de mim, que neste caso era o Pedro, ainda tinha uma distancia razoável e sabia que se o combustível desse ficaria em quarta, depois o Pedro ficou de gota, ora aí ainda mais confiante fiquei, consegui levar o carro até ao fim, com os pneus e combustível mesmo mesmo no limite.

    Parabéns aos três primeiros.

    Abraço

    bilicas

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde a todos , desde já os meus parabéns á organização pelo excelente evento que colocou á disposição de todos os pilotos .

    Segundo , parabéns tambem a todos os participantes , muito cordeais em pista e deu para ver que temos aqui pilotos muito rápidos no Blog .
    A minha prova até não estáva a correr muito mal , estive sempre ali em luta muito acesa pos primeiros 4/5 lugares mas infelizmente cometi um erro numa das voltas e apanhei uma penalização ( muito bem apanhada pelo couto na foto reportagem ) que me fez perder tempo considerável . Tive tambem um problema de desgaste dos pneus , penso que as lutas muito intensas foram um factor chave para esse desgaste muito acelerado , queria ter parado mais tarde mas na 9ºvolta lá teve de ser .

    Por fim fui surpreendido com um imprevisto que me obrigou a sair por uns bons minutos de frente da ps3 e terminei a corrida dessa forma .

    Espero poder vir a participar em mais eventos aqui no Blog , parabéns a todos :)

    Cumps.

    ResponderEliminar

 

Translate

Contador de Visitas

Arquivo

Comentários Recentes

Seguidores