Bons dias Meus Caros,
apresento de seguida a classificação final da Endurance.
A sala estava à pinha e agradeço desde já a presença de tanta gente. Só vem provar que existe muito interesse neste tipo de prova que requer muita concentração e resistência.
E em Fuji, a concentração era um factor muito importante porque o risco de apanhar penalizações era muito grande. Se calhar até um bocado exagerado mas pessoalmente prefiro que seja assim a haver a possibilidade de Infelizmente tirar partido de cortes de pista. Para o trofa, a grelha de partida foi uma miragem porque nem sequer chegou a alinhar caindo da sala a 30 segundos de começar a corrida. Tal como já aconteceu a outros participantes, não é possível recomeçar ou estender o período de qualificação e sei que o trofa entende mas gosto sempre de deixar uma referência ao assunto.
Foi sem dúvida uma corrida extremamente disputada onde foram várias as técnicas e estratégias de boxe usadas. Nem sempre quem mais fala é quem ganha e o Araújo, caladinho que nem um rato limpou a corrida com todo o mérito. Aguentou os seus pneus durante 27 voltas e mostrou que soube esperar pela oportunidade certa para atacar a liderança da prova. Parabéns Araújo e obrigado a todos pela corrida que proporcionaram!
Toca a comentar a vossa corrida!!
Toca a comentar a vossa corrida!!
Abraço,
CoutoJr
Boas Pessoal,
ResponderEliminarora aqui fica o meu comentário à corrida.
Apesar de ter um final um pouco atribulado a verdade é que adorei a corrida porque foi super disputada da primeira à última volta!
Consegui a fazer o quarto tempo de qualificação já com os 3 segundos finais da qualificação a aparecerem no ecrán... mais apertado do que isto é difícil!
Começa a corrida e vou na expectativa a ver o que acontecia entre o Telmo, o Diogo, o Araújo e o ACL. Devo dizer que foi um prazer acompanhar esta luta... muito limpa e sempre grande sobressaltos, a verdade é que o ritmo era muito elevado e tive de me aplicar para conseguir acompanhar esta malta. Depois o Zé chega-se a mim e por duas ou três vezes tenta a ultrapassagem mas acabou por me dar um toque que me ia estragando a corrida. Educado como sabemos que o zé é pediu logo desculpa e normalmente não referia a situação mas num circuito com uma recta tão grande não vejo necessidade de recorrer a ultrapassagens em sítios onde dificilmente se consegue ultrapassar se o piloto da frente estiver alerta. Algo que deves ter mais cuidado Zé... sei que no calor da luta uma pessoa por vezes abusa mas... num habia necessidade ;).
Depois começamos a chegar à janela de paragem nas boxes e eu estava meio sem saber o que fazer... tinha pensado em não parar mas à última da hora tinha decidido mudar a afinação para uma travagem bem mais forte e já apresentava algum desgaste. Depois vejo que o Araújo não ia parar e à ultima da hora decido não parar e seguir com o Araújo. Pensei eu... puxamos um pelo outro para fugir a esta malta!
Engano meu porque ainda andámos juntos umas voltas mas o araújo a pouco e pouco começou a ir embora e eu a ver o Telmo a aproximar-se.
O Telmo acaba por receber a chamada da bruxa e lá vem o Diogo e o Acl. O diogo passa e levei um toque do acl na travagem que me proporcionou a única penalização na corrida. Na altura fiquei um bocado chateado mas entendo que é algo que pode acontecer porque os andamentos estavam muito diferentes na altura. Quem acabou por beneficiar foi o zé porque nos passou de uma assentada enquanto eu recuperava e o acl esperava que eu voltasse à normal situação de corrida.
Resumindo: uma bela corrida em que me diverti imenso e acabei a suar, mas não por intervenção de nenhum participante hahahaha!
Pessoal, queria deixar um apelo para que acabasse o falatório durante a corrida e contra mim falo também! Uma coisa é um pedido de desculpas. Outra coisa contestar em plena corrida uma ultrapassagem ou atitude. Só desconcentra quem não está envolvido e, falando como organizador, desconcentra-me ainda mais porque estou sempre com um pensamento se está a correr tudo bem. No final da corrida conversa-se sobre o assunto e durante a corrida não vai mudar nada. Situações de pessoal a ligar o auricular só para refilar não podem acontecer até porque pode conrtribuir para a queda de alguém da sala porque está a ser ocupada mais largura de banda de internet.
Um abraço,
CoutoJr
COMENTÁRIO DEIXADO PELO ACL_13 NO POST A ANUNCIAR O EVENTO
ResponderEliminarAnónimo7 de Setembro de 2012 11:44
Boas pessoal, antes de mais quero deixar o meu pedido de desculpas ao counto, sorry não consegui mesmo evitar!
A corrida foi muito fixe sempre com lutas muito intensas e sempre com fair-play.
13 voltas em luta com o diogicar, morrisson, araujo,couto e o telmo, depois da troca de pneus andei sempre em luta com o diogicar, muito fixe!
Na última volta sabia se saísse em 3º da 1º curva teria pelo menos o 3º lugar assegurado, talvez conseguisse o 2º pois o couto estava em dificuldades com a borracha. O araujo já la ia, o 1º lugar já estava atribuído e muito bem (Parabéns Araujo).
E assim foi volta 27, 1ª travagem disputada ao milímetro com o diogicar e voilá consegui passar, infelizmente levei um toque na curva seguinte (poderia ser evitado), fruto do calor da luta e por ser o momento decisivo, tudo bem diogicar ficou tudo esclarecido! A seguir e por vir quentinho atirei-me ao couto e sinceramente nem me lembrei que não tinhas ido á borracha e nunca pensei que travasses tão cedo, mais uma vez as minhas desculpas. Depois deste toke que me aborreceu bastante esperei pelo couto e o zacanibal aproveitou e ganhou 2 lugares.
Conclusão, gostei da corrida! Não gostei do toke que dei no couto, se tudo tivesse corrido normalmente teria aspirado ao 2º lugar, mas fica para outro casamento
abraços
ResponderEliminar
Respostas
Anónimo7 de Setembro de 2012 12:00
acl
Boas Pessoal,
ResponderEliminarno meio de um comentário tão grande esqueci-me de responder ao acl!
Como já tive oportunidade de dizer ao Carlos está tudo ok e entendo perfeitamente o toque. Andamentos muito diferentes naquela fase da corrida e como vinha de um situação complicada e de grande luta com o Diogo é perfeitamente normal que haja um erro de cálculo. Por isso está tudo cinco estrelas! E tal como disse ao Carlos conto com ele para o DTM Racing!
Abraço,
CoutoJr
Oi pessoal...
ResponderEliminarJá não era segredo mas volto a reafirmar as provas de endurance são as minhas preferidas, e, a partida existem logo várias razões por esta preferência:
Em primeiro lugar nota-se logo no estilo de condução de todos os pilotos, não há aquela agressividade de querer chegarem todos ao primeiro lugar na primeira volta, quando não é na primeira curva;
Segundo lugar, o facto de ser necessário delinear estratégias, nas corridas de sprint normalmente ganha o mais rápido, nas endurances o mais consistente e com melhor estratégia de corrida;
Terceiro lugar é a maior incerteza nas corridas, em função dos andamentos que são muito mais dispares quer por desgaste de pneus, estratégia ou simplesmente o jeito natural de cada um.
Antes demais devo confessar que fique algo surpreendido com o resultado da corrida, afinal havia tanta gente a dizer que ia vencer(provocativo), vencer é porreiro mas não é fundamental, o "combibio", pelo menos comigo é o que me move.
Passo directamente para o resumo da corrida, porque a qualificação não foi grande coisa, apesar de ter feito o quarto tempo fiquei a mais de meio segundo do Telmo.
Arranque feito com grande cautela principalmente a primeira curva, passado sem grandes sobressaltos, daí para a frente foi uma corrida disputadissíma e tirando aqueles ligeiros encostos que não prejudicam minguem apenas servem para avisar TOU AQUI VOU TE PAPAR, o nível de fairplay foi exemplar.
A história da corrida mudou a meio da corrida quando começo a ver o pessoal a ir à boxe. Pensei para mim, fds estes gajos já não têm pneus, depois, pensei melhor qunado vi que tinha sido o Telmo e Acl que por acaso na última endurance não tinham trocaram os pneus, e tiveram algumas dificuldades( se calhar foi receio de que acontece-se o mesmo, eles o dirão). Volta a seguir vai o diogo e o zecanibal acho eu.
A meio da corrida tinha entre 60 a 70% dos pneus em bom estado, nem sequer me passou pela cabeça trocar se fosse entre 50 a 60% talvez, dava para fazer até as 30 voltas dentro do segundo 50.
Adiante, fico eu e o couto isolados na frente da corrida, uma volta liderava ele outra liderava eu, mas o couto estava um pouco mais lento, as voltas em que ele seguia na frente eram um segundo mais lento do que quando liderava eu. Assim não ia dar por isso tive que atacar para poder seguir no meu ritmo sem ter que me preocupar nas travagens e nas curvas com outro veículos. A partir foi controlar o gap não fosse alguns dos que mudaram os pneus, conseguir ainda me apanhar.
Abraços a todos e venha a próxima!!!
Boas Malta
ResponderEliminaro meu comentário é breve pois para mim infelizmente foi uma corrida sem historias boas ou historias más...
Fiz uma péssima partida (estava distraído no arranque) fui para a cauda do pelotão e depois de muito poucas ultrapassagens nas primeiras voltas dou por mim a uma diferença enorme dos primeiros que seguiam todos amontoados (assim parecia ao verificar o mapa do circuito) e com alguma vantagem do perseguidor mais proximo...
Foi fazer voltas e mais voltas sozinho até a corrida terminar... desta vez nem suei...
Abraço à malta
boas pessoal,
ResponderEliminarVamos começar pelo menino bebe (couto), Couto sei que toquei te, Mas acho que foi um toque normal como todos tao durante uma corrida.. Se eu quisesse fazia como o bino me fez, meteu o seu carro em cima do meu e passou me... mas eu não logo que toquei travei a fundo e pedi desculpas..
sobre a corrida:
fiqueei admirado em ficar em 3 lugar, porque ainda não sei muito de poupar pneus. Consegui acompanhar sempre o grupo da frente. Quando foi altura da mudança dos pneus aí sim, fiquei longe do 1 lugar..
Como lutei ate a ultima volta que me trouxe vantagens, consegui passar de 5 para 3 lugar :DDD
Boas Noites Zé,
ResponderEliminarEu de bébé já tenho pouco... só se for na falta de cabelo. Se há aqui alguém que se pode englobar no grupo dos benjamins és tu.
O Bino nem correu nesta prova por isso não vale a pena referires situações com outras pessoas. Se queres referir situações idênticas falas de alguma passada comigo ;).
Se reparares eu só referi a situação levemente no meu comentário mas se queres esmiuçar a coisa então vamos lá....
Efectivamente achei que não fazia sentido nenhum tentares passar-me por dentro na última curva quando eu e 90% dos participantes fecham a porta naquela curva porque é a trajectória ideal. Que me tivesses tentado passar duas vezes no mesmo sítio e de forma mais agressiva pior ainda.
Então ainda faz menos sentido ires tentar a terceira. Quando tentaste a segunda vez já estava a ver no que isto ia dar. É quase como aquela do miúdo que, apesar de ser avisado que vai entalar-se se fechar uma porta daquela maneira, mas continua a fazer e o resultado final é mais do que óbvio.
Saber esperar por uma ultrapassagem é algo que todos temos de fazer e algo que eu próprio fiz ontem ao esperar umas 8 voltas antes de tentar uma ultrapassagem no grupo da frente. Como diz o Araújo a corrida de endurance não acaba nem na primeira, nem nas dez primeiras voltas.
Como viste acabaste por ficar à minha frente no final (apesar de me teres passado quando já estava a deixar de ficar transparente. Podia ter corrido mal mas nada tenho a dizer...aproveitaste e bem).
Ah... e já agora: Estou a brincar... porque é a brincar que se dizem as verdades!
Um abraço e vai-te lá inscrever no DTM para ver se fazemos dois grupos que te quero mandar umas frutas em alemão.
CoutoJr
Boa Noite pessoal,
ResponderEliminarEm primeiro lugar queria dar os parabens ao Araújo por ter conseguido vencer esta corrida, mesmo quando os 2 primeiros lugares já estavam reservados. Deves ter pago uma fortuna pelos pneus, mas como tu disseste no final, estavam em promoção não é? eheh
Relativamente á minha corrida, começando pela qualificação: Sabia que se queria a pole, teria de fazer uma volta abaixo de 46 500 e acabei por fazer uma volta recorde de 1 46 392, mas sabia que tinha capacidade para fazer um pouco melhor pois na volta seguinte estava a tirar 153 milésimos a este tempo no último sector no entanto perdi tempo nas últimas curvas e fiz 1 46 408.
O primeiro objectivo foi conseguido com sucesso. Passando á corrida: Como já foi referido aqui, nas primeiras 10-12 voltas o grupo da frente era constituído por 6 pessoas e todos transpiraram fair-play. Mas as boxes alterou a corrida por completo.
Eu para o Diogo devo ser um Deus porque ele faz sempre tudo o que eu faço ( experiências de corridas anteriores ;) ) e como tal precavi-me e entrei nas boxes de rompante á entrada da 14ª volta ( fui o 1º deste grupo ). Estava solitário e na próxima volta quem estava nas boxes? o diogo lol. Passei-o a ele e ao Zé e estava com uma vantagem de cerca de 2-3 segundos. Nesta fase impus um ritmo alucinante fazendo voltas consecutivas no segundo 46 criando assim uma vantagem cada vez maior para os de trás.
Estava em 3º e perseguia o Couto e o Araújo ( que n tinham ido ás boxes, tinha ideia que os pneus aguentavam mas Araújo acertaste no que disseste de mim, pois eu fiz uma analepse e lembrei-me da corrida com o Lotus e decidi ir ás boxes ), estava a ganhar-lhes cerca de 2 segundos por volta e depois 3 segundos por volta. Na 24ª volta já via o Couto e estava a aproximar-me dele a passos largos e estava a 8,8 segundos do Araújo até que...quando chego á beira do Couto, acontece uma situação que eu só encontro um explicação para o que aconteceu...ACONTECIMENTO PARANORMAL ou seja...
NO gancho ( curva a meio da pista ) quando estava acabar de fazer a curva, aparece-me o Menu de quando carregamos no botão PS, mas o problema é que eu não carreguei em nada, aquilo apareceu-me de repente…Será que foi um fantasma? Situação mesmo curiosa esta pois de tarde estava com a minha tia e ela deu um tombo do caraças ( felizmente só ficou com uma pequena pisadura ) e ela disse...Fod*-se como é que eu caí crlh...foi uma bruxa que me empurrou ou o crlh...fds elas andam aí, querem-me f*der lol
Continua
Continuação
ResponderEliminarE á noite acontece isto...ao aparecer o menu o meu carro foi sempre em frente e só parou no muro..tentei rapidamente ir ao comando para tirar o menu e regressar á corrida...mas digo-vos: eu agora até me rio da situação mas ontem estava mesmo furioso porque estava a fazer uma recuperação notável, e estava focado nos parciais do Araújo porque se a média continuasse eu chegava-me a ele pois eu estava a tirar 3 segundos por volta e ele estava a 8,8 quando faltavam 3 voltas e meia.
Quando voltei já estava em 6º e digo-vos que estive quase para abandonar a corrida porque eu já nem via a estrada e só fiz asneiras a partir daqui, para mim ficar em 3º 4º ou 6º é igual..só não abandonei por respeito aos outros.
Mais uma vez o azar bateu-me á porta...o que será que vem a seguir? é que isto já é um acumular de situações...no caterham numa corrida estava com lag, no HHC aconteceu o que aconteceu, lotus ( burrice minha ) knockout series tive o incidente com o clio e o couto e agora isto..Vocês podem dizer que eu sou um chorão e que só estou a tentar arranjar desculpas, é verdade sou um chorão :)
Bem vamos lá ver o que sai daqui na 3ª..ás tantas o volante vai ganhar vida própria e vai começar a virar sozinho ( vai jogar o fantasma looool ) vá agora estou na tanga ou não :P
Abraço!
Boa noite pessoal,
ResponderEliminarAqui fica a minha opinião da bela corrida que fizémos.
Arranquei de 9 logo atrás do Tomcat, que não arrancou bem e eu dei uma olhadela ao lado para ver se podia meter o carro, e como estava a costa livre tentei a ultrapassagem, mas estava lá o hugo76tuga. Mal senti o toque (estavas no meu ângulo morto, senão não fazia a manobra) levantei o pé, conclusão 1ª curva estava em 12 e último. Não me preocupei pois havia muito tempo. Como foi a 1ª corrida em que usei o G27, serviu como adaptação intensiva, pois as diferenças são enormes.
E estava tudo a correr bem pois estive até à volta 6 em numa bela luta com o simões, tomcat,bilicas, hugo74tuga e gtpaguilar. Estavamos sempre com olhos na nuca, mas com uma excelente atitude de todos. Quando finalmente me tinha conseguido libertar dos 3 que iam atrás de mim e estava a aproximar-me do simões e do tomcat penalizei antes da última curva, mas tenho quase a certeza que tinha o lado esquerdo do carro na pista (realmente o critério das penalizações é demasiado apertado, não serve de desculpas, mas não dá para errar nada). Desde aí perdi o contacto com eles e vi-me a ser altamente pressionado pelo hugo76tuga e pelo gtpaguilar. Estivemos até à volta 14 muito próximos, altura em que entrei nas boxes. Daí em diante foi a monotonia pois fiquei a rolar solo.
Em conclusão, fiquei contente por ter rodado várias voltas no segundo 46, mas fiquei muito desapontado por ter tido 12 penalizações, a maioria delas possivelmente por não ter grandes hipóteses de apanhar os da frente e sem pressão dos de trás pois tinham encostado, confesso que estava algo desconcentrado.
E estes pedais puxam pelo cabedal das pernas, FANTÁSTICO.
Meus amigos, mais uma bela prova, é sempre um prazer competir com vocês, mas o convívio do grupo é mais importante.
Parabéns aos primeiros pela bela corrida.
Abraços