Bom dia Meus Caros!
Bela ronda a que tivémos em Tsukuba Circuit. A pista não era fácil e os pontos de ultrapassagem eram muitos poucos e o caterham sem dúvida alguma que é um carro com características muito próprias e desafiantes.
Ainda por cima com esta malta as corridas nunca são aborrecidas e foram vários os duelos que ocorreram durante a prova! Também gosto de pensar que termos sorteado a grelha para esta primeira corrida teve alguma influência no equilíbrio e maior competitividade da corrida. Não se esqueçam que a próxima corrida é com grelha invertida e pela mini sessão de treinos que fizémos, a coisa vai ser dura!
Passemos à corrida!
 |
Tudo pronto para a partida de uma corrida de mais de 30 voltas em Tsukuba. O sorteio tinha ditado que da pole partia Hfsaraújo seguido de bilicas, servipneus, coutojr, FGMS, Bino_Smartistas, melo_jazz, pedrovazcouto, CTDD_Morrison e chaparral999 |
 |
arranque normal e araújo mantém a primeira posição à saída da primeira curva. Pedro passa melo e bino mas depois deixa o seu carro escorregar e caí para último lugar |
 |
araújo à cabeça e os restantes participantes na guerra pelo cone de aspiração |
 |
servi consegue passar bilicas que não se dá por vencido, tenta contra-atacar várias vezes, e numa delas ao passar por fora dá um ligeiro toque em servi que sobe o corrector e acaba por deixar escorregar ligeiramente o carro mas sem consequências de maior sem ser a perda de posição para coutojr e FG |
 |
pedro brincou com Bino e mandou-lhe uma buzinadela mas este acabou de frente para os rails. Será que foi da buzinadela?? ;) |
 |
FG perde algum tempo depois de se tocar com servi e acaba por ser ultrapassado por melo. Tsukuba e o caterham faziam uma combinação que não permitia muitos erros. Bastava alargar a trajectória para perder lugares |
 |
melo tinha conseguido passar servi e na primeira curva servi falha a travagem e bate em melo que alarga consideravelmente a trajectória. Ao tentar esperar para não passar por melo, inadvertidamente servi causa alguma confusão porque FG e CTDD já lá estavam muito perto e o embate foi inevitável. CTDD conseguiu aproveitar a confusão e subiu um lugar por troca com FG |
 |
bilicas tentava pressionar araújo a cometer um erro mas ao mesmo tempo tinha de se preocupar com coutojr que estava no seu encalço |
 |
CTDD consegue passar melo que duas voltas antes tinha perdido o quarto lugar para servi |
 |
FG era um espectador atento ao duelo de CTDD e Melo. E via CTDD a sair largo e a devolver o quinto lugar a Melo |
 |
os três primeiros rodavam muito juntos e Servi não andava longe |
 |
Bino fazia um corrida solitária depois da saída inicial |
 |
pedro também fazia uma corrida um pouco solitária mas não desistia de se chegar a chaparral |
 |
CTDD passa novamente melo e parte em busca de servi que não andava longe |
 |
momento marcante da corrida: coutojr desfaz o trio e deixa araújo mais à vontade quando falha a travagem e embate em bilicas levando a que percam algum tempo. coutojr é passado por servi que fica colado a bilicas e tenta atingir o segundo lugar |
 |
coutojr permitiu que se juntassem a ele CTDD, Melo e FG depois de ter uma saída de pista que o fez perder bastante tempo |
 |
chaparral começava a ver pedro no seu retrovisor |
 |
servi consegue passar bilicas após várias voltas à espera do momento certo. Bilicas alarga a trajectória e servi não precisou de segundo convite |
 |
FG consegue passar melo na primeira curva do circuito e ascende ao sexto lugar, mas melo tem vantagem na linha da curva seguinte e consegue recuperar o lugar |
 |
CTDD consegue passar coutojr ao mesmo tempo que FG fazia nova tentativa de passar melo e desta vez com mais sucesso. CTDD é que sai mal da parabólica e coutojr recupera o lugar |
 |
araújo não arriscava, mantinha-se constante e conseguia cimentar a vantagem sobre os restantes participantes |
 |
chaparral dava espectáculo mas pedro já estava a preparar-se para atacar a sua posição |
 |
servi alarga a trajectória para evitar um pião e bilicas ascende ao segundo lugar |
 |
coutojr estava a ter problemas nas travagens e dá um toque em servi, que por pouco não saía caro aos dois pois CTDD estava por perto. CTDD ainda passou coutojr mas este respondeu rapidamente metendo-se no buraco da agulha por dentro na curva |
 |
pedro consegue passar chaparral e ascende ao oitavo lugar |
 |
melo ascende ao sexto lugar quando FG deixa escorregar o seu carro e acaba virado em sentido contrário a meio da recta |
 |
coutojr consegue ascender ao terceiro lugar depois de passar servi e CTDD segue-lhe o caminho. Pouco depois servi atrasa-se ao fazer uma incursão na relva |
 |
com a luta entre o terceiro e quarto classificados, bilicas consegue distanciar-se e encurtar ligeiramente a desvantagem para araújo que não abdicava de ser regular para obter uma maior rapidez |
 |
coutojr achou que tinha sido demasiado agressivo na defesa do seu terceiro lugar e deixa CTDD passar, que não estava à espera e por pouco não lhe bate |
 |
CTDD cola-se a bilicas depois de este ter uma saída da última curva do circuito bem complicada |
 |
Bino demonstrava todo o seu espiríto ao não desistir de prova, mesmo estando já com várias voltas de atraso. Nesta altura rolava o seu caterham quando lhe volta a surgir pedro pelas costa e lhe dá mais uma apitadela |
 |
e araújo ganha a corrida aproveitando de forma excelente ter saído da pole. Melhor não podía fazer e esteve muito forte! |
 |
bilicas acaba em segundo com CTDD colado e apita de satisfação por ter segurado o segundo lugar. São seguidos por coutojr, servi, melo, FG, pedro, chaparral e Bino_smartistas |
Um abraço,
CoutoJr
Boas tardes Pessoal!
ResponderEliminarOra aqui fica o meu comentário à corrida!
Mal entrei na pista para o período de habituação vi que havia qualquer coisa de diferente no carro e que não estava a reagir da mesma forma que nas sessões de treino.
Infelizmente só percebi qual tinha sido o meu erro depois de terminar a corrida... tinha reposto a rigidez do chassis depois de trocar o óleo e foi o pior erro que fiz porque naquele circuito notei demasiado esta opção pois estava habituado a conduzir de outra forma e estava sempre a sair das curvas com o carro meio descontrolado e as travagens ainda estavam piores.
Começa a corrida e continuaram as dificuldades em manter um ritmo forte e constante. Consegui passar o servi e infelizmente quando estava a tentar arranjar um buraco para passar o bilicas acabei por lhe dar um toque que nos fez perder bastante tempo.
Deixo o bilicas seguir caminho e umas voltas depois tenho novo despique com o CTDD e depois de algumas trocas de posição acabei por achar que tinha sido demasiado duro na defesa da posição e dei passagem ao Telmo mas a coisa por pouco não correu mal porque íamos batendo lol. Depois de ver a repetição continuo a achar que tomei a atitude certa apesar de não ter sido tão forte como pensava mas já tinha ficado meio chateado por causa do toque que dei ao bilicas e de um que tinha dado ao Servi e não queria prejudicar mais ninguém.
Conclusão: não está mau o quarto lugar na primeira corrida e já se sabe que os meus inícios de campeonato nunca são famosos. Felizmente a grelha é invertida e apesar de partir bastante atrás com certeza que me vou divertir bastante com este carro que para mim o único defeito que tem é ter a caixa demasiado comprida.
Um abraço para todos,
CoutoJr
Boas pessoal..
ResponderEliminarApesar de muitos reclamarem do carro e da pista eu adorei a combinação..
Tive algum azar mas estou satisfeito com o resultado,pode ser que a próxima corre melhor.
Quero pedir desculpa ao Ruben pelo toque que quase o mandava para fora da pista e outro pedido de desculpa ao Filipe e ao Telmo que sem me aperceber fechei a porta, esqueci-me olhar no retrovisor..
Parabéns ao Araújo pela vitoria e ao restante pessoal pelo fairplay..
Servipneus
boas
ResponderEliminarapesar de ter terminado numa das posições habituais, achei a corrida bastante boa, só tive pena do Bino não estar por perto para dar pica à coisa...
ainda assim acho que próxima corrida vai ser muito pior, visto o carro andar mais devido às rectas, fico à espera para vêr o que vai dar e claro que eu e o Bino vamos aproveitar as pole position a que temos direito... :)
parabens a todos principalmente aos 6 primeiros pela luta que deram...
chaparral
bruno
Bons dias cromos!
ResponderEliminarQuando inicialmente começamos com a pista Top Gear andei com uma certa pica, porque ao ver os grandes pilotos a não darem se bem com a pista, pensei fogo isto vai ser muito bom vai, a tabela classificativa ia ser bué diferente de todas as outras. Mas depois visse que ia ser uma desgraça após várias voltas que íamos cruzar com bastanta gente.
Já em tsukuba foi totalmente diferente a minha pica baixou e já tava imaginando o pódio, pensei mal! foi excelente as disputas que houve ao longo da pista, houve grandes guerrilhas! Adorei principalmente a minha disputa com o CDTT e FG!
Quanto ao carrito é super diferente aos carros que temos disputado aqui no blog, mas concerteza que não deixa de ser divertido. Servi da próxima corrida vou te partir masé todo! Vá tou no gozo, não tens que pedir desculpa, da próxima sou eu em ti ;)
Cumprimentos à família! E vamos lá hoje mais um treino!
Boa Tarde Pessoal,
ResponderEliminarTendo em conta que começava no penúltimo lugar, o meu objectivo mínimo era ficar nos 4 primeiros. O 1º sabia que era praticamente impossível, a não ser que o Araújo se espalhasse ao comprido o que não aconteceu, pelo contrário foi muito rápido e sobretudo consistente. Os meus outros adversários ( pensava eu ) seriam o Couto e o Servi. Nada mais errado lol.
O Bilicas demonstrou uma grande consistência esteve sempre lá em cima. Quanto a mim para me chegar ao Couto e ao representante do governo civil ( que me mandou cá para baixo lol ) tive que me a ver com o Melo e o FGMS que não me largavam. Fizemos muitas voltas juntos com algumas ultrapassagens há mistura.
Ao fim de não sei quantas voltas cheguei-me ao Couto e lentamente fomo-nos afastando do Melo e FGMS. Mais tarde o Servi tem uma saída e passo para 4º mas ainda atrás do Couto. Aliás foram muitas as voltas que tive atrás dele até que consegui ultrapassá-lo mas na curva seguinte ele trava mais tarde e ultrapassa-me numa manobra um pouco arriscada.
Mas voltas depois o Couto demonstrou um grande fair-play e travou para me deixar passar contudo foi por muito pouco que não lhe bati. Se isso tivesse acontecido sabem qual seria o resultado? Mandava o Couto ás couves ( dada a velocidade ) e eu ainda era penalizado ou seja seria pior a emenda que o soneto.
Após isto estava em 3º lugar mas já perseguia o 2º classificado Bilicas. Estava tranquilo porque o 3º lugar estava segura visto que o Couto atrasou-se com algumas saídas. Não pressionei muito o bilicas o 3º lugar já era bom e além de tudo não queria forçar uma ultrapssagem que podia gerar alguma confusão e estragava a corrida aos 2 lol. Tendo em conta que começei em 9º, o 3º lugar foi bem bom porque neste curto circuito as ultrapassagens são dificies de realizar.
Nas proximas etapas vai ser bem diferente creio que as distâncias vão ser maiores e vai haver mais despistes, mas isso já vamos comprovar hoje á noite ;)
Até lá
Abraço!
boa noite,
ResponderEliminaresta corrida para mim foi excelente.
melhor carro até hoje nas corridas aqui no nosso cantinho, dificil de conduzir mas muito divertido, um pequeno excesso e lá vai a trazeira bailar, LINDO....
a corrida foi optima, como já disse o Telmo e o Melo, fizemos bastantes voltas juntos, já nem sei quantas. O Melo pressionava o Telmo, o telmo viria a presionar o Couto, e eu presionava o Melo. a certa altura decidir atacar mais forte o Melo, durou duas voltas para conseguir passa-lo, quando passei o Melo, reparei pelo retrovisor que tinha saido largo na ultima curva, indo parar ás couves.
Não vou negar que fiquei contente, mas durou apenas uma volta, quando fui á relva na entrada da recta da meta, e fui de frente contra o muro. O Melo recuperou o lugar, e eu levei o carrito até ao fim.
Devo dizer que conduzir este carro com a vista do cockpit é uma loucura....
abraço
Filipe
Boas pessoal...
ResponderEliminarApesar da vitória posso dizer que fui bafejado pela sorte e pelo azar dos outros. Depois dos treinos da semana, sabia que pelo menos 6 pilotos andariam com um ritmo muito semelhante.
A pole foi uma enorme vantagem, pois tirando umas 5 ou 6 voltas que tive pressão alta por parte do bilicas, de facto depois beneficiei com as batalhas que ocorriam atrás, o que me permitiu gerir a corrida mesmo não sendo o mais rápido, optei por não correr riscos evitando os erros.
Parabéns a todos, venha a próxima